quinta-feira, 8 de março de 2012

Alimentação

                                Alimentação antes da prova



A alimentação matinal é muito importante para abastecer o organismo para o dia que se segue. Durante a noite, o corpo continua a trabalhar e ao acordar as reservas de combustíveis estão diminuídas.

Continua
 Para o desportista, além desta refeição estimular o metabolismo, essa necessidade é ainda maior, pois trata-se do fornecimento dos nutrientes necessários para a recuperação muscular pós-treino ou para a formação de reservas que garantirão energia para a prática desportiva que ainda está por acontecer.

 
O açúcar é energético?

Um dos maiores erros que pode cometer neste momento crucial é apostar em demasia nos açúcares simples ao pequeno almoço.
 Vão promover um pico massivo de glicemia e consequentemente de insulina, fazendo o açúcar entrar todo nas células e com isso deixa de novo o atleta com hipoglicemia. O efeito energético do açúcar, que de facto sente nos primeiros instantes, foi portanto uma armadilha.
Os vários estudos demonstram que a medida mais acertada é combinar fontes de hidratos de carbono complexos com outros simples.



 Nesse sentido, cereais integrais, pão integral, massa ou batata doce devem compor a maior parte da refeição mas podem ser complementados com mel ou compotas e/ou frutos secos (passas, tâmaras, alperces). Tendo em conta que os hidratos de carbono não deixam de ser o seu combustível de eleição, consegue um bom equilíbrio energético.

  O pequeno almoço antes da prova não precisa necessariamente ser uma grande refeição, mas sim uma porção de nutrientes capaz de estimular o metabolismo e fornecer nutrientes para as diversas funções específicas do momento. Com relação ao volume calórico, esta refeição deve conter no mínimo 15% das calorias necessárias para um dia. Se as necessidades diárias do desportista são de 2000 Kcal, por exemplo, o café da manhã deverá conter aproximadamente 300Kcal. Este volume percentual pode chegar a 25%, dependendo da exigência do treino e do horário da próxima refeição.



 O critério de escolha para os alimentos no pequeno almoço é baseado na função que desempenha cada nutriente. Os cereais, pães e biscoitos são boas fontes de carboidratos e por isso fornecem energia, o leite, queijo e outros derivados são fontes de proteínas, que regulam a formação de hormônios, anticorpos e são responsáveis pela formação e manutenção das nossas células, fornecendo ainda cálcio, mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contracção muscular; as fibras das frutas e dos cereais integrais favorecem a motilidade intestinal, evitando a obstipação ou prisão de ventre e controlando a absorção de nutrientes e os frutos vermelhos super potentes na anti-oxidação das células.

PEQUENO ALMOÇO É BASTANTE IMPORTANTE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...