sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Levi Leipheimer "Doping não era a exceção, era a norma."

O ciclista Levi Leipheimer, ex-companheiro de Lance Armstrong, assumiu publicamente, pela primeira vez, o uso de doping num artigo publicado pelo The Wall Street Journal.


Continua »»»»»
Intitulado "Leipheimer: Why I Doped" (“Leipheimer: Porque eu me dopava”), o artigo é publicado justamente no momento em que a Agência Antidoping dos Estados Unidos revela o relatório de mil páginas contra o esquema de doping liderado por Lance Armstrong.

Leipheimer, de 38 anos, foi ciclista da US Postal, Astana e Radio Shack no mesmo período em que Armstrong. Em 2007, fez terceiro lugar no Tour de France. Um ano depois, foi bronze nos Jogos Olímpicos Pequim.

Levi Leipheimer e Lance Armstrong: 

Vejam trechos do artigo em tradução livre:

"Hoje, aceito a responsabilidade e as sanções da Usada por ter participado mal no passado"
 "Doping não era a exceção, era a norma."

"Quando eu era um garoto de 13 anos de idade, o meu sonho era disputar o Tour de France. A Minha vida foi toda dedicada a esse objetivo. Saí de casa ainda adolescente, mudei para a Europa aos 19 anos e vivia em quartos com outros colegas, que não falavam a minha língua."

"Fiz sacrifícios para o meu sonho, vários anos depois virei profissional. Mas no desporto de atletas do mais alto nível, talvez sem exceção, eram utilizadas substâncias proibidas. Um desporto onde o doping era tão aceite que ciclistas de equipas adversárias na estrada coordenavam o seu doping para manter-se no mesmo nível dos atletas que estavam a fazer a mesma coisa."

"Lamento ter sido forçado a tomar as decisões que tomei. Eu admito que não deixei o doping me dissuadir do meu sonho. Eu admito que usei substâncias proibidas. Eu sei que isto vai decepcionar muitos dos meus fãs, amigos e família por isso lamento."

"As pessoas vão se decepcionar e dizer que eu estava errado, que eu deveria ter escolhido uma forma diferente, e estou apenas dando desculpas. Eu tomei a decisão que tomei. Eu não ofereço esta descrição do desporto como uma desculpa, simplesmente como uma explicação do contexto e razão para a minha decisão."

"Graças a uma mudança na cultura do desporto, o ciclismo tem sido mais limpo. A nova geração de ciclistas não é mais confrontada. Ao assumir a responsabilidade por aquilo que temos feito, a minha geração vai se certificar de que continue assim."

Fonte:  The Wall Street Journal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...